Fugindo da Ansiedade.
Texto Bíblico Base: Sl. 37:1-11.
Medite e Memorize: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
I Pd. 5:7.
Introdução.
Imagine uma linda tarde de verão e você parado à beira-mar olhando para a água durante um maravilhoso pôr-do-sol enquanto as calmas ondas chegam delicadamente e se espalham sobre a areia. Que vista maravilhosa, enquanto tudo ao seu redor está tão calmo.
Talvez dois ou três dias mais tarde você venha ao mesmo lugar. Agora o vento está soprando furiosamente, ondas enormes trovejam contra a praia, e o céu está negro com nuvens ameaçadoras. Quão mutável pode ser o oceano, você poderá pensar e ser lembrado de que nossa vida é também com freqüência mutável.
Calmo e Imperturbável
Mas não importa o quão bravio pareça a superfície do oceano, se você pudesse olhar para dentro das águas profundas, iria achá-lo calmo e imperturbável com os movimentos que ocorrem acima de você. Talvez um contraste assim pudesse nos levar a entender que quando as dificuldades cruzam nosso caminho, podemos descobrir que é possível ficarmos calmos, lançando todas as nossas ansiedades sobre o Salvador que nos diz para fazer exatamente isso. Podemos ser encorajados por esses lembretes maravilhosos tirados da Palavra de Deus, a Bíblia: "Ó Senhor, Deus dos exércitos, quem é poderoso como Tu, Senhor, com a Tua fidelidade ao redor de Ti? Tu dominas o ímpio do mar; quando as suas ondas se levantam Tu as fazes aquietar" (Salmo 89:8-9).
Comentário.
Ansiedade.
A ansiedade é apontada como a principal emoção de nossa época.
A ansiedade é antes de tudo um fenômeno normal e necessário da vida que todos sentem ocasionalmente. Quando é sentida com maior intensidade, passa então a ser vista como um mal estar ao mesmo tempo psíquico e físico. Pode ser definida como uma experiência que gera apreensão, medo e receio antecipado. Às vezes é um medo irreal com ausência de qualquer evidência de que um dia se concretize, outras vezes é o temor de algo que não se compreende totalmente.
Em resumo é uma emoção caracterizada por sentimentos de antecipação de perigo, tensão e aflição que tira o sossego, bloqueia o ânimo e escurece o futuro da pessoa.
A ansiedade destrói a nossa saúde.
Causas da ansiedade.
São muitas as causa da ansiedade. Relacionaremos algumas.
· Exemplo dos pais;
· Conflitos na infância;
· Incerteza quanto ao futuro;
· A auto-estima baixa;
· A falta de capacidade de estabelecer relações afetivas com os outros;
· Perda de pessoas queridas;
· Dificuldades conjugais;
· Problemas escolares e profissionais;
· Enfim todas as situações que gerem conflitos, as necessidades insatisfeitas, etc.
Sintomas da ansiedade.
Os sintomas da ansiedade também são muitos. Entre eles o desconforto do estômago, a boca seca, o coração bate mais rápido, irritabilidade, esquecimento, etc.
A Bíblia e a ansiedade.
Jesus fala da ansiedade no sermão da montanha. Mt. 6:25-34.
Paulo e Pedro abordam o mesmo assunto: “não andeis ansiosos de coisa alguma”. Fil. 4:6; I Pd. 5:7.
Existe a ansiedade normal da vida a que podemos dar o nome de preocupação. Acreditamos ser uma preocupação excessiva o tipo de ansiedade a que a bíblia se refere. Deus nos ordena a não nos preocuparmos. É claro que quando Jesus nos adverte – “não vos inquieteis” ou “não estejais ansiosos”, não significa que é incorreto nos preocuparmos com nossa família e suas necessidades. Ele fala sim, da excessiva preocupação pelas coisas materiais em detrimentos da vida espiritual. (Mat. 6:33). Portanto devemos descansar em Cristo. Sl. 37:7-9.
Muita gente vive fora da realidade, sonhando com coisas grandes e extraordinárias. Jovens trocando ensaios e até mesmo cultos por horas extras no trabalho a fim de crescerem rapidamente, porem Deus nos manda viver um dia de cada vez. Não traga o dia de amanhã para hoje. Mt. 6:34.
“Se o fardo de amanhã for acrescentado ao de ontem e carregado hoje, fará com que até os mais fortes tropecem. Vivam em compartimentos estanques dia a dia. Não deixe que o ontem e o amanhã se intrometam em sua vida. Viva um dia de cada vez. Você evitará a perda de energia, a angustia mental e as preocupações nervosas que seguem os passos do homem ansioso quanto ao futuro”. (Sir William Osler, Way of Life).
A preocupação é uma intromissão na providência de Deus. O melhor a fazer é trocar a preocupação pela confiança em Deus. Davi também teve preocupações, e às vezes até achava que Deus o havia abandonado. No Salmo 77:7 ele pergunta – “Rejeitará o Senhor para sempre?...” mas ele encontrou a resposta quando se lembrou do que Deus havia lhe feito no passado, que tinha lhe socorrido tantas vezes. Soube então que seus temores e dúvidas eram sem fundamentos e isso lhe deu coragem e conforto para o presente e para o futuro. Sl. 37:5.
O perigo da ansiedade em relação às drogas.
A ansiedade pode levar o jovem a um caminho indesejável e muitas vezes sem retorno, as drogas.
Os distúrbios da ansiedade fogem ao controle da pessoa de forma que na maioria das vezes a pessoa precisa procurar um psiquiatra, um psicoterapeuta, a menos, é lógico, que a cura venha de Deus. O problema é que muitas vezes antes disso a pessoa acaba se afundando nas drogas em busca de uma suposta paz e tranqüilidade que sabemos, não existe.
É preciso ter cuidado, pois as drogas nunca aparecem quando tudo vai bem e sim quando surgem as dificuldades. As drogas além de não resolver a questão, vai deixar a pessoa muito mais ansiosa e o que é pior, com problemas de saúde.
Os jovens usam e abusam de drogas em busca de um falso prazer, que é irreal, ilusório e passageiro. Um de seus objetivos é tentar estimular comportamentos, mas esse estímulo sempre dura muito pouco. Outros usam drogas para dormir ou ficarem acordados, dependendo da motivação que se procura, enquanto que há o uso para emagrecer ou engordar, não importando os riscos que o organismo corre. A ansiedade muitas vezes os levam a esse caminho, porem um caminho aparentemente sem retorno, pois os danos físicos, morais e sociais os levam ao isolamento, marginalização e as pessoas às vezes não tem consciência desse perigo.
Quero ajudar meus amigos a fugirem da ansiedade.
Um fator muito importante para poder ajudar alguém que esta muito ansioso é “levar a pessoa a aprender a reconhecer e expressar os sentimentos”.
Quando aconselhar a pessoa ansiosa, procure não rotular sentimentos, sejam seus ou de outros, bons ou maus.
· Deixe a pessoa se expressar livremente, procurando neste momento ficar o mais neutro possível, sem fazer “caras e bocas”;
· Procure escutar com amor sem demonstrar ares de “juiz”, que é o que menos a pessoa necessita neste momento;
· Você deve dizer ao ansioso que os inesgotáveis recursos divinos encontram-se a sua disposição, ensinando-o a centralizar os seus pensamentos em Deus e não em seus problemas, aprendendo assim a viver um dia de cada vez;
· Todos possuem sentimentos negativos e normalmente o que se faz é tentar escondê-los, mas isso acaba aflorando em ansiedade sem que a pessoa saiba o porque. É necessário que se dê vazão aos mesmos;
· Haverá momentos em que a pessoa irá relatar um sentimento exatamente da mesma forma que você sente, e nesta hora é necessário lucidez para não misturar os canais;
· Demonstrar amor, dar apoio, encorajar sempre dentro dos padrões cristãos;
· Ore com a pessoa.
Efeitos da ansiedade.
Os psicólogos e a Bíblia indicam que alguma ansiedade – uma realista preocupação – é algo saudável e leva a pessoa a uma melhor performance.
Nenhuma ansiedade – pouca produção, muita ansiedade – menor ainda a produção, preocupação sadia – auto nível de produção.
Como lidarmos com a ansiedade?
Seguem alguns passos bíblicos para lidarmos com a ansiedade.
1. “Alegrai-vos no Senhor” - Fil. 4:4.
2. Exiba sua moderação para com todos. – Fil. 4:4.
3. Pare de se preocupar e ore. – Fil. 4:5-6.
4. Entenda que Deus pode nos dar uma paz tão real que nem faz sentido para os outros. – Fil. 4:7.
5. Pense pensamentos positivos. – Fil. 4:8.
6. Focalize em vidas sérias com Deus. – Fil. 4:9.
7. Pare de lamuriar, desenvolva o contentamento cristão. – Fil. 4:11.
8. Ouça boa música. – I Sam. 16:23.
9. Imagine o pior e veja que não é tão ruim assim.
10. Viva cada dia, por dia. Não traga o dia de amanhã para hoje. Jesus proíbe isso. Mt. 6:34.
Conclusão.
A certeza do cuidado divino é importante para nos trazer tranqüilidade e esperança, a fim de vencermos a ansiedade e as preocupações exageradas. É possível vencê-la descansando na providência divina, sabendo que Ele suprirá todas as nossas necessidades.
O espírito de Deus pode controlar as nossas reações.
A escolha é sua: Ansiedade ou Descanso.

Comentários
Postar um comentário