Cárceres sem grades
Cárceres sem grades
Texto Base: 2º Pedro 2: 1-3.
Para Meditação: "Entretanto, o Espírito Santo nos diz claramente que nos últimos tempos alguns na igreja se desviarão de Cristo e se tornarão zelosos seguidores de mestres com idéias de inspiração diabólica..."
1ª Timóteo 4:1.
INTRODUÇÃO
Onde temos depositado a nossa fé? Em quem e o que cremos?
As seitas estão em todos os lugares. Algumas são populares e amplamente aceitas. Outras são isolacionistas e procuram se esconder para evitar um exame de seus ações.
Conhecer as seitas é a melhor maneira de se prevenir contra a heresia e o erro.
COMENTÁRIO
I. COMO IDENTIFICAR UMA SEITA.
É importante que saibamos reconhecer suas características, a fim de que não sejamos enganados ou até mesmo desviados da verdadeira fé cristã. (Mat. 24:4,5).
Confira algumas delas:
Quando os sectários usam a Bíblia para os seus argumentos, o fazem de forma errada, isolando um versículo e fazendo do mesmo uma doutrina.
Um exemplo é a seita chamada "Família do Amor" que se baseia no versículo 26 do capítulo 1 de 2º Samulel para legalizar a prática do homossexualismo.
Porém, forte das seitas são os argumentos antí-biblicos que são aqueles que ferem, torcem, subtraem, acrescentam ou se chocam com as verdades enunciadas na Palavra de Deus. Veja o que a Bíblia comenta a esse respeito em Deut. 4:2; Prov. 30:6 e Apoc. 22:18,19.
Outra marca que identifica uma seita é que a maioria delas aceita apenas uma parte das doutrinas bíblicas - aquelas que mais lhes convém.
Umas seitas firmam-se na divindade de Cristo, deixando de lado a sua humanidade. Outras destacam a unicidade de Deus e se obscurecem com a doutrina da Trindade.
As "Testemunhas de Jeová", por exemplo, não crêem na trindade e até afirmam ser Jesus o anjo Miguel.
As seitas também não têm Jesus como o centro das atenções. Elas subestimam o seu valor substituindo-o por Kardec, Krishna, Reverendo Moon, Taniguchi (Seicho-No-Iê), Maomé Buda, Brahma, Confúcio, etc.
A maioria das seitas tem seu próprio fundador messiânico. Alguns se auto-intitulam um novo Messias e até mesmo o próprio Cristo, como Iuri Thais (do Estado do Paraná) fundador da seita "Suprema Ordem Universal da Santissíma Trindade". Ele parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e tem enganado a muitos cm isso intitulando-se o Cristo verdadeiro.
Elas também acham que são as únicas certas. São exclusivistas e ainda ensinam que a pessoa pode conseguir a própria salvação (Is. 64:6; Ef. 2:8,9).
II. CRESCIMENTO DAS SEITAS.
Vemos hoje na humanidade uma grande carência de amor e atenção. Pessoas desesperadas com suas situações emocionais. espirituais e principalmente financeira. Isso as leva a procurar algo que venha preencher esse requisitos faltantes e sanar os seus diversos problemas.
Os incrédulos enxergam as seitas como um consolo e solução (2º Cor. 4:4).
Além da grande carência da humanidade, eles trabalham até mais que os crentes para alcançar esse crescimento.
O mormonismo conta hoje com mais de oito milhões de membros, quarenta e três mil missionários em tempo integral espalhados pelo mundo e uma renda financeira em torno de cinco milhões de dólares por dia.
A Bíblia também nos mostra claramente que a multiplicação de seitas é um claro aviso da volta de Cristo a qualquer momento (1 Tim. 4:1-2; 2ª Ped. 2:1-3). Por esses motivos, vemos um crescimento exagerado nas seitas.
III. CÁRCERES SEM GRADE.
Como as pessoas são mantidas nas seitas? O contato com pessoas de fora do grupo é reduzido e cada vez mais a vida do adepto é construída ao redor da seita. Fica mais fácil então controlar e moldá-lo.
Uma vez que a pessoas é doutrinada, seus processos de pensamento são reconstruídos para serem consistentes com a seita e submisso a seus líderes.
Resumindo numa só frase, isso quer dizer que passam por uma verdadeira "lavagem cerebral".
É comum o membro de uma seita ficar endividado emocionalmente com o grupo e, às vezes, até financeiramente. Se pensa em sair é ameaçado de destruição por "deus" por desviar-se da verdade e alegam que isso é trair o líder, rejeitar o amor e a ajuda que o grupo deu.
IV. COMO FAZÊ-LOS ENXERGAR O ERRO?
A melhor maneira de combater o erro é ensinar a verdade (Gál. 1:8).
Damos a seguir sugestões do que você pode fazer para tirar alguém de uma seita.
1. Não tente um confronto direto no primeiro encontro, o que pode assustar o sectário e afastá-lo de você.
2. Se você é um cristão, então interceda em oração pela pessoa primeiro. Para tirar uma pessoa de uma seita é necessário tempo, energia e apoio.
3. Ensine a verdade bíblica. Dê-lhe a verdadeira substituição para o sistema de convicção aberrante que ela aprendeu, ou seja, o Evangelho da graça de Jesus Cristo.
a. Mostre as inconsistências da filosofia do grupo, à luz da Bíblia.
b. Estude a seita e aprenda sua história, buscando pistas e informações.
c. Tente afasta-lo fisicamente da seita por algum tempo, para quebrar o laço de isolamento.
d. Dê o apoio emocional de que a pessoa precisa.
e. Alivie a ameaça de que se ela deixar o grupo, estará condenada ou em perigo.
f. Geralmente, não ataque o líder do grupo, deixe isso para depois. Freqüentemente o membro da seita tem lealdade e respeito para com o fundador ou líder.
CONCLUSÃO
A Afirmação que se ouve tanto "Toda religião é boa" é diabólica e portanto falsa porque, de acordo com a Bíblia, só o cristianismo liga o homem a Deus.
Satanás quer que as pessoas pensem que ele só faz o mal. Assim, quando as pessoas vêem uma cura num terreiro de umbanda ou em qualquer outra seita, elas imediatamente atribuem a cura a Deus.
Muita gente não reconhece o fato de que Satanás também pode curar (2ª Tes. 2:9,10; 2ª Cor. 11:14; Apoc. 16:14).
Fique com a Bíblia, fique com Cristo e agradeça todos os dias pela luz do evangelho ter brilhado para você.
Comentários
Postar um comentário