DECODIFICANDO A CARÊNCIA – Parte 1
DECODIFICANDO A CARÊNCIA – Parte 1
O que é uma carência? Carência é a materialização da falta de algo. Pode ser de comida, de afeto, de atenção, ou, até mesmo, de Deus. O que é nítido é que toda vez que as garras da carência são expostas em nossa direção somos afligidos, sofridos e angustiados.
Você conhece algum marido, ou esposa carente do seu cônjuge que esteja feliz com a vida? Você conhece algum filho carente que seja saudável emocionalmente? Você conhece alguma pessoa que tem carência de Jesus em sua vida e que seja completa e realizada? Creio que todas as suas respostas foram NÃO!
Assim como existem pessoas que são extremamente necessitadas e cheias de carências lícitas, outras possuem carências irreais, sustentadas por uma alma enferma. Você conhece pessoas que por mais que você faça nunca estão satisfeitas? Você conhece pessoas que possuem maridos e mulheres fenomenais mais vivem reclamando dos mesmos? Conhecem “discípulos” que possuem líderes maravilhosos, mas que sempre estão os criticando?
Este estudo tem como objetivo decodificar nossas carências, dicotomizar o real do irreal, fazer perguntas as nossas carências para que as possamos decodificá-las. Sendo assim, nos livrarmos de algumas carências provenientes de uma alma que precisa de cura. Outro aspecto deste estudo é como lidaremos com carências reais e lícitas. Bom estudo.
Por trás de um adultério sempre existirá carência, por trás de uma apostasia sempre existirá uma carência, por trás de um desânimo sempre estará uma carência… Sempre que existir uma tristeza, e uma carência, uma desgraça esta prestes a acontecer.
Se você analisar com cuidado, você verá que a carência é quem rege nossas vidas… O homem trabalha afincamente porque está carente de dinheiro, poder, status, ganância, ou, auto realização. Fica claro, por de trás de cada ação humana esta uma carência implícita.
Toda vez que uma pessoa se estabelece em baixo de um legado doloso de carência, esta pessoas esta sob dois grandes perigos:
1) Fragilidade na santidade
2) Autocomiseração
1) FRAGILIDADE NA SANTIDADE.
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tg 1:12)
Em minha experiência pastoral, posso dizer que toda vez que vou confrontar um pecado sexual, por exemplo, sempre existe um desculpa por causa de uma fictícia carência fisiológica insuportável. As desculpas são as mesmas: “não aguento viver em santidade… Estou ficando louco… Minha esposa é fria na cama… Meu marido não se importa comigo…”. Sempre são as mesmas desculpas, que explicam, mas não justificam.
Antes de continuar falando sobre necessidade e santidade, quero citar um texto que deveríamos ler todos os dias…
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar“. (1Co 10:13)
Jesus foi tentado no deserto (Mt: 4).
- Solidão – Carência de relacionamento
- Fome – Carência de comida
- Sede – Carência de Água
- Encontrou-se com satanás – Carência de Paz e santidade
Jesus estava sob muita carência, mas venceu todas as suas carências para nos provar que mesmo em carência podemos vencer a tentação…
Quando estamos sob o domínio da carência, seja qual for ela, sentimos no fundinho de nossa alma pecaminosa (Jr 17:9), quase que inconscientemente, no direito de pecar, pois nos parece ser menos pecado quando estamos em carência, mas isso é mentira!
Nada pode ser álibi para pecarmos! Nada, absolutamente nada e em nenhuma situação!
Quando estamos sob carência, estamos fragilizados em nossa alma e em nosso intelecto, ou seja, nossa alma e físico estão fragilizados, sendo mais fácil para o leão que anda ao derredor buscando a quem tragar nos tentar e vencer na tentação.
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. ” (2Co 12:10)
Mesmo nas nossas carências, temos que ser fortes! Precisamos ser posicionados e blindados contra ataques satânicos em nossa santidade.
2) AUTOCOMISERAÇÃO
“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Pv 24:10)
Quando estamos em dias de angústia é que provamos se temos, ou não saúde emocional. Existem pessoas que vivem reclamando, chorando, mendigando carinho, sofrendo com dores infindáveis… Devemos ter paciência com estes, pois eles são vitimas e não atores, por mais difícil que seja de acreditar para quem esta de fora da situação, a bíblia nos ensina que deveríamos ter amor, compaixão e um coração que suporta tais pessoas.
“Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.” (1Co 12:22-23)
Entretanto, temos o dever de retirá-los deste cativeiro. A autocomiseração é um grande cativeiro de alma, pois a pessoa, em alguns casos, começa até gostar da tristeza. Para muitos pode parecer estranho alguém gostar de ser triste, mas existem muitas pessoas assim. Estas se acostumaram com o olhar de piedade de todos, inconscientemente, gostaram do cuidado do cônjuge, dos filhos, da igreja e do líder… Tem gente na Igreja que estão sorrindo quando estou chegando, mas quando me veem transfiguram seus rostos e assumem sua tristeza, em troca de uma atenção especial e individual. Eles precisam de carinho, amor e confronto também em amor.
Talvez você seja uma destas pessoas que possuem pena de si mesmo. Alguns estão completamente distantes do propósito de Deus.
Quando o Pr. Cláudio Fagundes esteve entre nós e foi orar por deficiente visual, ele enfaticamente lhe disse: “não quero ser curado, eu gosto de ser cego… Ganho bolsa e recursos por causa da minha deficiência, se eu ficar curado, perco tudo isso…”. Dá para acreditar? Mas é uma verdade! Algumas pessoas simulam problemas, inventam crises, problematizam mais e mais suas lutas para que todos possam olhar para eles e se compadecerem…
Existem mulheres que ficam gravidas e parecem doentes terminais de câncer. Existem líderes que vivem sofrendo na frente de seus liderados para que estes possam se compadecer dele e façam o que ele quer… Todo líder que lidera por meio da dó, por meio da dó verá seus discípulos procurarem outra cobertura.
A auto comiseração é um caminho de morte, pois focamos em nossas debilidades, deserto e dificuldades, assim desprezamos o mundo a nossa volta sofrendo com nossos problemas como se eles fossem os piores do mundo.
Você já teve a sensação de que seu problema é o pior problema do mundo? Que é impossível você suportar tal situação? E mesmo depois que este problema foi solucionado, outro problema o substituiu e novamente você sentiu que era o fim, insuportável? Se suas repostas foram sim, acredite, talvez você possa ser mais uma vítima da autocomiseração, fuja dela, levante sua cabeça…
Um dia Deus teve que enviar um anjo para livrar Elias deste espírito de autocomiseração…
“Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.” (1Rs 19:4-8)
Um anjo teve que salvar Elias de tal laço. Elias estava entregue, não queria mais comer, tinha desistido de tudo, porém, eis que Deus envia um socorro para Elias dizendo: “Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água”.
A autocomiseração lança uma ilusão sobre a mente de quem está sobre este julgo. Tudo fica intransponível, tudo de bom que há em nossas vidas simplesmente perde sua significância já que os nossos olhos só conseguem ver derrota tristeza e dificuldades.
Conclusão:
Hoje o anjo também quer tirar você da mesmice de sua vida, veio livrar-te da autocomiseração e te blindar para que você não se fragilize diante do pecado.
A carência é uma verdade. Muitos sofrem absurdamente com isso, sei por que pastoreio de perto esta igreja, entretanto precisamos aprender a lidar com ela.
Todos podem ter algum tipo de carência, mas devemos ter atitudes certas e adequadas diante dela.
Líder:
- Ore por aqueles que estavam desculpas de necessidades e carências para pecar, ministre sobre a importância do arrependimento. “Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Js 3:5)
- Ministre sobre o poder destruidor da autocomiseração. Quebre todo laço e abra para que a pessoa que se identificou com a autocomiseração se exponham se quiserem. Depois ore encerrando o ciclo da opressão da autocomiseração
Comentários
Postar um comentário