OS LAÇOS DO DIABO PARA PARALIZAR NOSSAS VIDAS
OS LAÇOS DO DIABO PARA PARALIZAR NOSSAS VIDAS
É bem verdade que O inimigo possui planos e artimanhas contra nós e não podemos ignorar isto, contudo temos condições de desfazer e anular estas artimanhas e é sobre isso que iremos estudar hoje.
A primeira verdade que temos que ter em mennte é que a ação do diabo contra nós é sempre progressiva, ele vai colocando pequenos laços e se não nos soltamos eles vão se tornando maiores. Em II Co 2:11 Paulo fala que corinto estava alerta para essa estratégia:
“A fim de que satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções” (II Co. 2:11)
Mas quais são esses laços?
1- Desapontamento
Desapontamento significa: desilusão, ressentimento, decepção.
As vezes nos desapontamos com pessoas, com a vida, até mesmo com Deus e esse sentimento se não tratado pode nos levar a derrota.
Todos nós durante a nossa caminhada nos deparamos com situações que nos machucam, que nos ferem, mas não podemos nos permitir paralisar por elas, não podemos abaixar nossa cabeça e ficar vivendo essa dor, devemos sim fazer como o apóstolo Paulo, levantar nossa cabeça e declarar:
“...todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm. 8:28) Até as situações ruins e fatidicas de nossa vida se entregues na mão do Senhor podem se revertidas em benção, irão doer, mas o Senhor Jesus que nos ama a fará florecer, basta que o deixemos participar.
2- Descontentamento
Mas se não nos posicionamos e nos prostramos diante das dificuldades, nos deixando desapontar (perder o foco: Jesus), satanás joga outro laço o descontentamento.
Descontentamento é: Insatisfação, desgosto.
Aqui é que nos tornamos mais vulneráveis! Nesse momento o inimigo começa a nos convencer que esta tudo errado, que sua vida seria melhor se tivessemos outro casamento, ou outra igreja, ou outro trabalho, começa a nos encher de insatifação com o que temos.
O projeto de Deus para o homem é a felicidade, afinal esse é o resultado de uma vida cheia dos frutos do Espírito (amor, alegria, paz, ..., domínio próprio).
Veja alguns textos:
“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes, porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim afirmemos constantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem” (Hb. 13:5-6)
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto da fartura como da fome; assim da abundância como da escassez, tudo posso naquele que me fortalece” (Fp. 4:121-13)
3- Desencorajamento
DESENCORAJADO: Sem ânimo, sem coragem
É nesse ponto que o inimigo começa gerar em nós a prostração (abatimento, falta de forças), a partir daqui não conseguimos mais avançar.
Nesta etapa ficamos distantes, não queremos relacionamentos, estamos sempre irritados.
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições (opressão, tribulação, angústia, dilemas);mas tende bom ânimo (coragem, confiança); eu venci o mundo” (João 16:33)
4- Dúvida
Dúvidar: desconfiar, suspeitar, criticar)
Está é uma especialidade do diabo desde o Éden
“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gn. 3:4-5)
Começamos a duvidar de tudo e de todos, nos tornamos pessoas que não conseguem se relacionar numa base de confiança.
5- Incredulidade
Incredulo: sem confiança em Deus e nas pessoas.
A duvida depois de totalmente alojada na mente e no coração se torna incredulidade e passamos a não acredita que alguém possa ajudá-nos, que tenha solução para nosso problema.
“Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? (Mt. 17:17ª)
6- Desobediência
OBEDIÊNCIA: Sujeição, Dependência, Submissão
Nesta faze começamos a fazer o que queremos, a desobediência e a rebeldia é uma porta de entrada para os demônios em nossas vidas, é o que aconteceu com o 1º Adão que escolheu desobedecer e teve como consequência a morte e a distância de Deus, ja o 2º Adão (Jesus) escolheu obedecer e através Dele hoje somos livres.
“Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos (Rm.5:19)
7- Desespero
Desespero: Falta de Esperança (confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa)
É quando não esperamos mais nada da vida, do casamento, de Deus, quando nossa vida entra emm colapso.
Só existe uma saída para o desespero JESUS CRISTO, Ele é a esperança que vem de Deus.
“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, A nossa esperança” (I Tm. 1:1)
A Bíblia diz que três coisas permanecerão: A Fé, O Amor e a Esperança (I Co. 13:13)
O nosso Deus é real, Ele está aqui, está vivo e não importa que tipo de laço o inimigo jogou ou tem jogado sobre sua vida.
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte (trevas profundas, perigos extremos), não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão (sinal de autoridade) e o teu cajado (dar apoio de todo o tipo) me consolam (Sl. 23:4)
Comentários
Postar um comentário