JESUS CRISTO TUDO SOBRE
A Bíblia explicitamente não nos conta o que se passou na vida de Jesus dos 12 aos 30 anos de idade, se cristo morou ou não em Nazaré e se trabalhou com seu pai como carpinteiro, ainda não sabemos ao certo, contudo existe muita especulação sobre o que fez Jesus nesses 18 anos. Alguns estudiosos arriscam que Ele foi buscar aprendizado no Oriente, como na Índia, China e Tibet, outros que Ele se afastou um pouco de sua missão e passou a ter uma vida como a de um jovem de Sua idade e outras acham que Ele como divindade passou a visitar outros mundos para haurir força e sabedoria. Contudo, encontramos evidencias no próprio Evangelho, que o Mestre esteve sim na Palestina vivendo harmoniosamente com Seu pai José e Sua mãe Maria, ajudando nos afazeres domésticos e na carpintaria, onde havia uma pequena oficina em sua casa, devido à profissão do pai. Havendo fortes indícios bíblicas que Ele continuou residindo em Nazaré até o começo de sua missão por volta de seus 30 anos. Após a Sua visita a Jerusalém, aos 12 anos de idade, Jesus regressou com Seus pais José e Maria "para Nazaré; e era-lhes submisso" (Lc 2:51); que Ele foi criado naquela mesma cidade (Lc 4:16); que Ele veio “de Nazaré da Galileia” para ser batizado por João Batista no rio Jordão (Mc 1:9); e que, após o aprisionamento deste, Jesus “deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum” (Mt 4:12 e 13). Por haver residido em Nazaré todos esses anos, Jesus era conhecido pelos Seus contemporâneos como “Nazareno” (ver Mt 2:23; 26:71; Mc 1:24; 10:47; 16:6; Lc 4:34; 18:37; 24:19; Jo 1:45; 18:5, 7; 19:19; At 2:22; 3:6; 4:10; 6:14; 22:8; 26:9), e os Seus seguidores, como a “seita dos nazarenos” (At 24:5) Já no final do Seu ministério público na Galileia, Jesus retornou a Nazaré, mencionado na Bíblia como “a sua terra” (Mt 13:54; Mc 6:1), sendo reconhecido pelos próprios nazarenos como o carpinteiro (Mt 13:55). Seus conterrâneos nunca o teriam reconhecido se Ele não tivesse exercido essa profissão naquela cidade antes do início de sua missão. O fato de João Batista não ter reconhecido Jesus a não ser no dia de Seu batismo, revela-nos que eles apesar de primos, moravam em cidades diferentes, Jesus em Nazaré da Galiléia (Mc 1:9) e João Batista na Judeia (Lc 1:39, 40, 64 e 80)
Por que então Jesus não começou seu ministério antes que Ele completasse seus 30 anos? Mais duas explicações encontramos e as tentaremos explicar, naquela época antes da idade de 30 anos nenhum jovem homem era aceito como maduro na sociedade. Então para Jesus começar sua missão antes que Ele tivesse 30 anos de idade teria significado que Ele não teria tido respeito como um professor--provavelmente teria sido ignorado ou mesmo desprezado como umindivíduo jovem que atingira a grandiosidade.
Também, nos planos de Deus estava incluído João o Batista para trabalhar na preparação da missão pública de Jesus. João também teria que esperar até que ele completasse seus 30 anos para que sua missão fosse respeitada pelas pessoas.
Então quando Jesus tinha aproximadamente trinta anos de idade, um homem chamado João Batista veio pregar e batizar na região selvagem, Provérbios, "Arrependam-se, preparem-se para o Senhor."
E Jesus, quando batizado, elevou-se fora d'água, e os céus se abriram sobre Ele, e viu o espírito de Deus descer como uma pomba na forma de luz sobre Ele. E uma voz do céu disse, "Este é meu filho amado, em quem eu estou muito feliz."Então, depois que Jesus permaneceu quarenta dias no deserto, Satanás que havia tentado
Finalmente, Satã levou Jesus para uma montanha especialmente elevada, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e suas glórias. Então Satã disse, "todas estas coisas eu te darei, se caíres e me adorares."
Jesus respondeu, " afasta-te de mim, Satanás, porque Deus escreveu que, adorarás o Senhor teu Deus, e somente a Ele tu servirás."
Quando Jesus, filho do Deus, viveu na terra na forma de homem, ele foi tentado de todas as mesmas maneiras que nós somos, contudo nunca transgrediu.
Assim, onde Adão falhou, Jesus triunfou. Isto mostrou que Jesus realmente poderia ser o salvador da humanidade -- o cordeiro enviado de Deus.
Quem foram os apóstolos A palavra apóstolo é um transliteração do grego απόστολος para o português que significa "aquele que é enviado." Em grego antigo, um apóstolo poderia ser qualquer pessoa "enviada" para entregar mensagens — um emissor de notícias, por exemplo — e talvez para realizar outras instruções também. Por intermédio do novo testamento, entretanto, o termo apóstolo adquiriu um significado mais específico e se refere agora a um dos discípulos eleitos de Jesus. Todas as listas apostólicas no novo testamento têm 12 nomes, mas nem todos os nomes são os mesmos.
|
Os apóstolos de acordo com Mateus (Mateus 10:2-4) Ora os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro e André seu irmão; Tiago filho de Zebedeu e João seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu. Os apóstolos de acordo com Marcos (Marcos 3:16-19) Os apóstolos de acordo com Lucas (Lucas 6:13-16)E quando amanheceu, chamou até ele seus discípulos: e deles escolheu doze, os quais também chamou de apóstolos; Simão, (chamado também de Pedro) e André seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago filho de Alfeu, e Simão chamado Zelote; e Judas irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Os apóstolos de acordo com Atos dos Apóstolos (Atos 1:13) Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Nota: Judas Iscariotes, não foi incluído. Quando os apóstolos viveramAs vidas dos apóstolos parecem ser mais lendárias que históricas. Registros seguros deles fora do novo testamento são quase inexistentes. É plausível supor que eles tinham em torno da mesma idade que Jesus e assim viveram a princípio durante a primeira metade do primeiro século. Onde os apóstolos viveramOs apóstolos escolhidos por Jesus provavelmente eram da Galiléia — na maior parte, embora não exclusivamente, da região em torno do mar de Galiléia. Depois que Jesus foi crucificado a maioria dos apóstolos permaneceu em torno de Jerusalém, conduzindo a nova igreja cristã. Alguns, se acredita, teriam viajado ao exterior, levando a mensagem de Jesus fora da Palestina. Que faziam os apóstolos Os apóstolos escolhidos por Jesus costumavam acompanhá-Lo em suas viagens, prestavam atenção às suas ações, e aprendiam os seus ensinamentos. Após Sua crucificação, finalmente continuaram pregando. Acredita-se que eles receberam instruções adicionais não mencionadas de outros discípulos que puderam acompanhar Jesus ao longo das jornadas. Porque eram importantes os apóstolosOs cristãos consideram os apóstolos como a conexão entre o Jesus vivo, o Jesus ressuscitado, e a igreja cristã que se formou depois que Jesus ascendeu aos céus. Os apóstolos eram testemunhos reais da vida de Jesus, receptores dos ensinamentos de Jesus, testemunhas do aparecimento do Jesus ressuscitado, e receptores da sabedoria do Espírito Santo. Eram autoridades no que Jesus ensinou, planejou, e desejou. Hoje muitas igrejas cristãs baseiam-se na autoridade de líderes religiosos em suas supostas conexões com os apóstolos originais. |
Deixe seu comentário
Comentários
Postar um comentário