APOSTILA
1 – TEOLOGIA SISTEMÁTICA
AULA
1 – DOUTRINA
1)
CONCEITO DE DOUTRINA:
Doutrinar é
ensinar as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente.
E o conjunto de
princípios que servem de base ao cristianismo, compreendendo desde o
ensinamento, pregação,
opinião das lideranças religiosas, desde que embasadas em Textos de obras
Bíblicas
escritas, como Regra de fé, preceito de comportamento e norma de conduta
social, referente a
Deus, a Jesus, ao
Espírito Santo e Salvação.
2)
CONCEITO DE DOUTRINA NO ANTIGO TESTAMENTO:
Doutrina (hebráico ”xql
Ieqach”) - (Dt. 32:2; Pv.
4:2; Pv. 9:9) - ensinamento, ensino, percepção,
capacidade de
persuasão. Palavra proveniente de laqach, que significa tomar, pegar, buscar,
segurar,
apanhar, receber,
adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar, carregar
embora, tomar
instrução ao
sábio e ensina aos justos uma fonte de vida e como se desviar dos laços da morte.
Doutrina(hebráico ”hrwt
towrah ou hrt torah” ) - (Is.42:4) - lei, instrução,
orientação (humana
ou divina),
conjunto de ensino profético na era messiânica de orientações ou instruções
sacerdotais
legais, referente
aos costumes e hábitos.
Palavra oriunda
de yarah que significa lançar, jogar, derramar, como lançar flechas, jogar
água,
atirar, apontar,
mostrar, dirigir, ensinar, instruir.(Ter uma direção definida).
Ela dá
entendimento aos errados de espírito e é um aprendizado aos murmuradores.
3)
CONCEITO DE DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO:
Doutrina(grego “didach didache”) - (Mc.1:22; Lc.4:32; At.2:42; Rm.6:17)
ensino, doutrina,
instrução nas
assembléias religiosas dos cristãos, fazer uso do discurso como meio de
ensinar, em
distinção de
outros modos de falar em público.
Palavra oriunda
de didasko, significando conversar com outros a fim de instruí-los, pronunciar
discursos
didáticos; desempenhar o ofício de professor conduzir-se a dar instrução,
explicar ou expor
algo a alguém.
Doutrina(grego “didaskalia
didaskalia”)
-
(1 Tm.4:6; 1 Tm.4:16; 1 Tm.6:1; Tt.2:1; Tt.2:10) -
ensino,
instrução, preceitos; palavra oriunda de didaskalos - No NT, alguém que ensina
a respeito das
coisas de Deus, e
dos deveres do homem; como os mestres da religião judaica, que pelo seu imenso
poder como
mestres atraem multidões, como João Batista.
Jesus, pela sua
autoridade, refere-se a si mesmo como aquele que mostrou aos homens o
caminho da
salvação e como os apóstolos e Paulo, que, nas assembléias religiosas dos
cristãos,
encarregavam-se
de ensinar, assistido pelo Santo Espírito contra os falsos mestres entre os
cristãos.
Doutrina (grego “logov logos”) - (Hb.6:1) - Ato da palavra, proferida a
viva voz, que expressa
uma concepção ou
idéia dos ditos de Deus, envolvendo seus decretos, mandatos ou ordens dos
preceitos morais
dados por Deus, como as profecias do Antigo Testamento dadas pelos profetas,
bem
como narrativas
de assuntos em discussão, com respeito à MENTE em si, razão, a faculdade mental
do
pensamento,
meditação e raciocínio.
Em João, denota a
essencial Palavra de Deus, Jesus Cristo, a sabedoria e poder pessoais em
união com Deus.
Denota seu ministro na criação e governo do universo, a causa de toda a vida do
mundo, tanto
física quanto ética, que para a obtenção da salvação do ser humano, revestiu-se
da
natureza humana
na pessoa de Jesus, o Messias, a 2ª pessoa na Trindade, anunciado visivelmente
através suas
palavras e obras.
Este termo era
familiar para os judeus na sua literatura muito antes que um filósofo grego
chamado Heráclito
fizesse uso do termo Logos, por volta de 600 a .C., para designar a razão ou plano
divino que
coordena um universo em constante mudança.
Era palavra
apropriada para o objetivo de João 1:1. Quem prega outro Jesus, irá sofrer (2
Co.11:4)
4)
CARACTERÍSTICAS DA DOUTRINA DE CRISTO:
O bom Ministro é
o criado na fé e na Doutrina (1Tm. 4:6).
A)Expulsa os
espíritos malignos, pois é vinda de Deus (Jo.7:16);
B)Pode ser provada
como verdadeira (Jo.7:17);
C)Deve ser
perseverada (At.2:42);
D)Deve ser obedecida
de coração (Rm.6: 17)
E)Tem mesmo valor
que revelação, ciência e profecia (1Co.14:6) e interpretação de
língua(1Co.14:26);
F)Temos que cuidar
dela para nossa salvação(1Tm.4:16);
G)Indica modo de
vida na fé (2Tm.3:10);
H)Convence
contradizentes (Tt.1:9);
I)Deve ter
incorrupção, seriedade e sinceridade (Tt.2:7), levando à perfeição em Cristo
(Hb.6:1).
5)
QUANTO ÀS FALSAS DOUTRINAS DA ÉPOCA DE JESUS CRISTO E O ALERTA À IGREJA
CRISTÃ:
Os judeus se
maravilhavam da doutrina de Jesus, pois Ele ensinava com autoridade, mas eram
advertidos contra
a doutrina dos Fariseus e dos Saduceus: mas quem ultrapassa a doutrina, não tem
Deus (2
Jo.1:9-10).
DOUTRINA DOS FARISEUS (grego “farisaiov
Pharisaios”)
= Chamados Separados -
Reconheciam na
tradição oral um padrão de fé e vida.
Procuravam
reconhecimento e mérito pela observância externa de ritos e formas de piedade,
como lavagens
cerimoniais,jejuns, orações e esmolas. Mas negligenciavam a genuína piedade,
orgulhavam-se em
suas boas obras.
Mantinham de
forma persistente a fé na existência de anjos bons e maus, na vinda do Messias;
e
tinham esperança
de que os mortos, após uma experiência preliminar de recompensa ou penalidade
no
Hades, seriam
novamente chamados à vida por ele, e seriam recompensados, cada um de acordo
com
suas obras
individuais.
Em oposição à
dominação de Herodes e do governo romano, eles de forma decisiva sustentavam
a teocracia e a
causa do seu país, e tinham grande influência entre o povo comum.
De acordo com
Josefo, eram mais de 6000.
Eram inimigos de
Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos por ele por
causa da sua
avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a
fim de
ganhar
popularidade.
DOUTRINA DOS SADUCEUS (grego “saddoukaiov
Saddoukaios”)
= Chamados Justos -
Partido religioso
judeu da época de Cristo, que negava que a lei oral fosse revelação de Deus aos
israelitas, e
cria que somente a lei escrita era obrigatória para a nação como autoridade
divina.
Negavam a
ressurreição do corpo, a imortalidade da alma, a existência de espíritos e
anjos, mas
afirmavam o livre
arbítrio.
OBS: Outro
Evangelho, mesmo dito por um anjo, seja maldito (Gl. 1:6-9).
Doutrina (grego “eterodidaskalew
heterodidaskaleo”
) - 1Tm.1:3
- Ensino de outra ou diferente
doutrina, desviando-se
da verdade.
Há os que
provocam divisões e escândalos em desacordo com a doutrina (Rm.16:17),
inventando
ventos de
doutrinas errôneas (Ef.4:14), sendo impuros mentirosos (1Tm.1:10). Se alguém
ensina outra
doutrina
diferente da Palavra, seja maldito (1Tm.6:3-4). Temos que repreender, usando a
doutrina pois
não a suportarão
(2 Tm.4:2-3).
6)
NECESSIDADE DA DOUTRINA:
A) Verdade precisa (opinião final): Todas as pessoas
têm uma teologia e os seus atos
demonstram suas
crenças, pois a vida humana é uma viagem e as pessoas precisam estar certas do
que Deus lhes
planejou. Pode-se ser teólogo sem ser religioso e ser religioso, sem o
conhecimento
teológico da
doutrina.
B) Essencial para desenvolver o caráter cristão: Sem uma crença
firme e bem definida, que é
parte da
religião, não haverá crescimento correto, pois podemos viver a vida dita
cristã, sem conhecer a
doutrina; mas não
haverá experiências cristãs.
C) Abrigo contra mentira e erros de interpretação: Deus é eterno;
homens ignorantes criaram
conceitos errôneos,
originando males na consciência e as Doutrinas bíblicas expulsam falsas idéias
que
conduzem os
homens para a cegueira e perdição.
D) Necessária para ensinar a Palavra Divina: A Bíblia fala de
muitas verdades espalhadas nos
seus diversos
livros, obedecendo ao tema: JESUS. É necessário relacionar os diversos temas e
organizá-los de
maneira a facilitar o seu estudo.
doutrina estuda a
fé Cristã, sobre a verdade da realidade espiritual, única, envolvendo a
existência de
Deus, a possibilidade dos milagres, a confiabilidade das escrituras, a
divindade de Cristo,
a encarnação de
Deus em Cristo e a verdade da Bíblia como a Palavra de Deus genuína.
7)
DOUTRINA E TEOLOGIA:
TEOLOGIA - Estudo das questões referentes ao
conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à
verdade religiosa, expressa na doutrina de Cristo, que
como já dissemos,
ensina as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente.
Teologia é o
estudo racional dos textos sagrados, dos dogmas e das tradições do
cristianismo,
geralmente
ministrados em cursos ou faculdades, formando os teólogos. É a ciência que
trata do nosso
conhecimento de
Deus e das relações com o homem; ciência, pois (está faltando um “que”, veja:
“ciência, pois,
que organiza) organiza em seqüência lógica, fatos comprovados, podendo aplicar
na
religião.
Visa entender a
revelação, fé e tradição na atual prosperidade, exorcismo e curas.
8)
ÁREAS DE ESTUDO DA TEOLOGIA:
a) Teologia Fundamental - Analisa
a realidade cristã da auto-manifestação de Deus, sua
plenitude e o
plano da Salvação por Jesus Cristo. Explica a razão do mistério, a liberdade e
a
necessidade que
temos de conhecer esse plano, querendo ou não ter compromisso com Deus.
Fala sobre o que
é teologia e sobre as condições básicas que possibilitam a fé num contexto
sócio-histórico e
cultural.
(b)Teologia Bíblica - Estuda a
introdução a geral da Bíblia, com estudo dos livros do Antigo e
Novo testamento,
falando sobre a história do povo de Deus e reflete temas gerais, familiarizando
os
alunos com termos
bíblicos e as línguas bíblicas, como hebraico e grego.
Usa a “exegese”-
que analisa criticamente o texto, desde a seleção do texto, sua estrutura
gramatical, sua
mensagem e tema central “hermenêutica”, aplicando a mensagem para hoje.
c)TeoIogia Moral - Visa refletir sobre a resposta
concreta que o cristão dá a Deus nos diversos
âmbitos de sua
existência seja pessoal, interpessoal, comunitária, social, familiar e
política, analisando
as bases e os
critérios de como o cristão deve agir e sobre temas globais como sexualidade,
ética e
ecologia,
política, globalização e outros.
d)Teologia Sistemática ou Dogmática - Compreende uma
série de disciplinas estudadas pela
igreja, como
cristologia (Jesus), eclesiologia (igreja), trindade, antropologia teológica
(vendo o homem
quanto à criação,
pecado, graça e salvação), escatologia (últimas coisas) e Heresiologias (Seitas
e
Heresias).
Ademais, não se
ocupa em repetir dogmas, que são declarações de fé do (sugiro retirar esse do)
que as pessoas
crêem, tenta entender a vida, e refletir a real e pura fé cristã.
e) História da Igreja - Visa conhecer
uma visão panorâmica das grandes fases da história
universal, as
relações da igreja cristã com o mundo, os conflitos de mentalidades, idéias e
movimentos
sociais e as
idéias e eventos do passado que repercutem hoje em dia.
Compreende desde
a história antiga, medieval, moderna, contemporânea e atual.
f) Espiritualidade - Envolve não
apenas disciplinas teológicas, mas dimensões da vida cristã
como fé, louvor,
reino de Deus, o seguimento a Jesus e outros temas, como cruz, esperança,
caridade,
piedade,
liberdade cristã.
g)Outros - (Patrologia: Estudo dos pensadores
cristãos até o século V; Teologia Pastoral,
Teologia das
Religiões, Homilética (Arte de pregar).
Religiosidade
Popular (tradições culturais), Aconselhamento Pessoal e Missões.
9)
DOUTRINA E RELIGIÃO:
Religião (grego “deisidaimonia
deisidaimonia”)
- (At.25:19)
- Em um bom sentido, reverência a
Deus ou aos
deuses,dependendo do culto, num sentido piedoso, religioso; e num mau sentido,
a
superstição.
Religião (grego “yrhskeia threskeia”) - (At.26:5;
Tg.1:26-27) - Adoração religiosa externa; aquilo
que consiste de
cerimônias com disciplina religiosa. A religião deveria significar adoração a
Deus, mas
adorava também a
falsos deuses, como cumprimento da obrigação de alguém.
O problema era
haver o cumprimento de obrigações de todos os tipos, tanto para com Deus como
para com as
pessoas, não significando qualquer tipo de adoração correta a Deus.
Havia também, o
adorador ansioso e escrupuloso, que cuidava para não mudar nada que deveria
ser observado na
adoração, e temeroso de ofender.
Significa devoto,
e pode ser aplicado a um aderente de qualquer religião, sendo especialmente
apropriado para
descrever o melhor dos adoradores judaicos, adorando pelo elemento de medo.
Enfatiza
fortemente as idéias de dependência e de ansiedade pelo favor divino.
Pode originar um
medo sem fundamento, no sentido de supersticioso.
Existem pessoas
religiosas de todos os lugares (At.2:5), mas precisam estar na graça de Deus
(At.13:43) para
não serem incitadas por falsos líderes contra a obra de Deus (At.13:50), numa
religião de
vãos falatórios,
sem santidade e sem obras sociais (Tg.1:26-27).
O sagrado é uma
experiência da presença de Deus, sobrenatural, na medida em que se realiza o
impossível às
forças e capacidades humanas.
Religião (Latim “religio=re+ligare”) - A religião
tenta ser um vinculo entre o mundo profano e o
mundo sagrado,
operando em várias culturas, criando templos que se erguem aos céus como que
querendo unir o
espaço novo do sagrado (ar) com o consagrado (no solo).
A religião cria a
idéia de um espaço sagrado, como que querendo unir a mitologia dos falsos
deuses gregos do
Olimpo com as montanhas do deserto do Sinai onde Deus se manifestou.
Enquanto que a
religião pode ser apenas uma narrativa, um mito, uma fábula ilusória, a
espiritualidade
requer algo mais, a fé, que se expressa na confiança e plena adesão às verdades
ouvidas.
OBSERVAÇÃO:
Enquanto que a
religião externa uma forma de crer, a doutrina é uma crença racional, baseada
na
Palavra de Deus,
onde fé e razão andam juntas.
A fé usa a razão
é( substituir por “e”) a razão não pode ser bem sucedida sem a fé, na
descoberta
da verdade.
A razão não pode
produzir fé, mas a acompanha, pois a fé não vem de um questionamento, mas
de Deus. Contudo,
a pessoa pode tentar compreender aquilo em que acredita, envolvendo a vontade
de
descobrir, por
exemplo, a lógica de que Deus existe, se relaciona com as pessoas e através da
teologia,
poderemos
defender racionalmente, a verdade das coisas de Deus pela investigação
escriturística da
doutrina.
Defendamos nossa fé (1 Pe.3:15; 2 Co.10:4-5), combatendo as heresias (Fp.1:7;
Jd.3; Jd.22;
Tt.1:9;
2Tm.2:24-25).
10)
COMPARATIVAS DE RELIGIÕES:
O
QUE A BÍBLIA AFIRMA:
Nome: Cristianismo Bíblico (NT-Bíblia Sagrada)
(At.11:26);
Fundador: Jesus Cristo, filho de Deus Bendito (1
Co.3:11);
Mensagem: Jesus morreu p/salvar
pecadores(1Co.15:3-8);
Igreja: Formada por aqueles que são salvos (1
Co.1:2);
Deus: É a Trindade - três pessoas em um Deus. (Mt.28:19;
Jesus: 2ªpessoa da Trindade, filho de
Deus-Pai(1Jo.5:11-14);
Salvação: Pela Graça, através da Fé só em Jesus.
(At.15:11);
Ressurreição: Jesus subiu no corpo que morreu;
(At.1:9);
Escrituras: Bíblia- única Palavra de Deus (66
livros) (2 Tm.3:16).
CONCEITOS
DE VÁRIAS RELIGIÕES:
Nome
do grupo: Catolicismo
Romano; Fundador: Jesus, sobre a
pedra que é Pedro (considerado
como primeiro
Papa); Mensagem: Sacramentos,
caridade, culto a Maria e aos “Santos”; Igreja: Os
membros da Igreja
Católica Apostólica Romana; Deus: Trindade três
pessoas em um Deus ;
Jesus:
Deus em carne. 2ª
pessoa da Trindade; Salvação: Fora da Igreja
Católica Apostólica Romana não há
Salvação; Ressurreição
de Jesus: Sim;
Escrituras: A Bíblia (+ 7 livros apócrifos) + a
Tradição
(Dogmas).
Nome
do grupo: Legião
da Boa Vontade – LBV; Fundador: Alziro Zarur,
04-03-1949. Mensagem:
Assim como Jesus,
todos poderão alcançar a perfeição após muitas reencarnações. Igreja:
Todos
são
cristãos
independentes da religião; Deus: Impessoal; Jesus:
Não
é Deus nem teve corpo humano;
Salvação:
Através
da caridade e reencarnações sucessivas; Ressurreição de
Jesus: Não;
Escrituras:
Livros da LBV.
Nome
do grupo: Espiritismo
Kardecista; Fundador: Dr. Hippolyte
Léon Denizard Rivail, vulgo Allan
Kardec (1857); Mensagem:
Assim
como Jesus, todos poderão alcançar a perfeição após muitas
reencarnações. Igreja:
O
Espiritismo é a Igreja restaurada e o Consolador prometido por Jesus; Deus:
Não é Pessoa; Jesus:
Não
é Deus nem teve corpo humano; Salvação: Através da
caridade e por
reencarnações
sucessivas; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras:
Livros
de Allan Kardec e outros.
Nome
do grupo: Testemunhas
de Jeová; Fundador: Charles Taze
Russell (1852-1916) Fundada em
1881; Mensagem:
Jesus
abriu a porta para conquistarmos nossa salvação; Igreja:
144.000
ungidos que
irão para o céu. Deus:
Jeová,
que é uma só Pessoa; Jesus: Não é Deus; é o Arcanjo Miguel, a
primeira
e única criatura
de Jeová. Salvação: Obedecendo as
ordens da Sociedade Torre de Vigia;
Ressurreição
de Jesus: Não;
Escrituras: Bíblia deles (Tradução do Novo Mundo) +
literaturas dos
líderes.
Nome
do grupo: Maçonaria;
Fundador: Anderson e Desagulliers (Londres, 1717); Mensagem:
Buscar
o próprio
aperfeiçoamento; Igreja: —; Deus:
Impessoal
como força superior; Jesus: Um grande mestre
semelhante a
Buda, Maomé, e (outros)etc. Salvação: ““ Erguer templos
à virtude e cavar masmorras
aos vícios ““; (por
que tem dois pares de aspas?) Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras:
Rituais
e
manuais secretos.
Nome
do grupo: Adventistas
do Sétimo Dia; Fundador: Ellen Gould White
(1860); Mensagem: Crer em
Jesus e observar
a Lei; Igreja: Somente os adventistas; Deus:
Trindade
três pessoas em um Deus ;
Jesus:
Deus
em carne. 2ª pessoa da Trindade; Salvação: Guardando o
sábado e os mandamentos;
Ressurreição
de Jesus: Sim;
Escrituras: Bíblia e livros de Ellen White·.
Nome
do grupo: Mormonismo;
Fundador: Joseph Smith (1805-1844) fundado em 1830; Mensagem:
Alcançar a
divindade pelas ordenanças do evangelho mórmon; Igreja:
Membros
da Igreja de Jesus
Cristo dos Santos
dos Últimos Dias. Deus: Tríade 3 deuses; Jesus:
Não
é Deus. É irmão de Lúcifer e
dos homens; Salvação:
Salvação
pelas boas obras da igreja mórmon; Ressurreição de
Jesus: Sim;
Escrituras:
A
Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor.
Nome
do grupo: Teosofia;
Fundador: Madame Helena Blavatsky (1831-1891) fundada em 1875;
Mensagem:
—
Igreja: —; Deus: Deus é um
princípio; Jesus: Um grande Mestre; Salvação: —
Ressurreição
de Jesus: Não;
Escrituras: A Doutrina Secreta, Isis sem Véu, A Chave
para a Teosofia e
A Voz do
Silêncio.
Nome
do grupo: Ciência
Cristã; Fundador: Mary Baker Eddy
(1821-1910); Mensagem: Crenças
religiosas
extraídas dos ensinos de Jesus. Rejeitam a expiação; Igreja:
Uma
coletânea de idéias
espirituais; Deus:
É
uma presença Impessoal Universal; Jesus: Um homem afinado
com a consciência
divina; Salvação:
Pensamento
correto; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras:
Ciência
e Saúde com
Chave para as
Escrituras, Miscelânea.
Nome
do grupo: Unitarismo;
Fundador: Charles Filmore (1854-1948) fundado 1889; Mensagem:
Os
princípios gerais
do Unitarismo; Igreja: Uma coleção de idéias espirituais;
Deus: Força Universal
Impessoal; Jesus:
Um
homem, não o Cristo; Salvação: Adotando a
correta Unidade através de
princípios; Ressurreição
de Jesus:
Não; Escrituras: Revista
Unitarista, Dicionário Bíblico de
Metafísica.
Nome
do grupo: Moonismo;
Fundador: Sun Myung Moon (1920); Mensagem:
Moon
é o Rei dos reis, e
Senhor dos
senhores, e o Cordeiro de Deus. Igreja: Igreja da
Unificação; Deus: Deus é tanto positivo
como negativo.
Não há Trindade. Deus precisa de Moon para fazê-lo feliz; Jesus:
Jesus
foi um homem
perfeito, não
Deus. Jesus falhou em sua missão. Moon vai completar sua obra; Salvação:
Obediência
e
aceitação dos
verdadeiros pais (Moon e sua esposa); Ressurreição de
Jesus: Jesus
não ressuscitou
fisicamente; Escrituras:
Princípio
divino por Sun Myung Moon, Esboço do Princípio, Nível 4 e a Bíblia.
Nome
do grupo: Cientologia;
Fundador: Ron Hubbard (1954); Mensagem:
Todos
são ““ thetans ““
(explica por que
o par de aspas), espíritos imortais com poderes ilimitados; Igreja:
—;
Deus: Rejeita o
Deus revelado na
Bíblia. Raramente mencionado. Jesus: Jesus não morreu
pelos pecados de ninguém;
Salvação:
Salvação
é a libertação da reencarnação. Ressurreição de
Jesus:
—; Escrituras:
Dianética: A
Ciência Moderna da Saúde Mental, e outros de Hubbard, e A Chave para a
Felicidade.
Nome
do grupo: Meninos
de Deus; Fundador: Daniel Brandt
Berg (1968); Mensagem: Desistir de tudo
para seguir a
Jesus. Já usaram a prostituição para atrair novos adeptos; Igreja:
Família
do Amor; Deus:
Pai, Filho e
Espírito Santo, mas não Trindade; Jesus: Foi uma criação
de Deus. Salvação: —;
Ressurreição
de Jesus: —;
Escrituras: Cartas MO - cartas escritas por David
“Moses” Berg. Mesmo
nível de
inspiração do Antigo e Novo Testamentos.
Nome
do grupo: Nova
Era; Fundador: — Mensagem:
Todos
são deuses e só precisam se
conscientizar
disso; Igreja: —; Deus:
Deus
é uma força impessoal ou princípio, não uma pessoa. Tudo e
todos são Deus; Jesus:
Não
é o verdadeiro Deus nem Salvador, mas um mestre elevado; Salvação:
O
mau carma tem que
ser compensado com bom carma; Ressurreição de
Jesus: Jesus
não ressuscitou
fisicamente, mas
subiu a um nível espiritual mais alto; Escrituras: Escritos I Ching,
hindus, budistas,
taoístas, crenças
americanas nativas e magia em geral.
Nome
do grupo: Hinduísmo;
Fundador: —; Mensagem: O homem deve se
conformar com sua
condição para
alcançar uma vida melhor na próxima encarnação; Igreja:
—
Deus: O Absoluto. Um
espírito
universal (Brahman). Vários deuses são manifestações dele; Jesus:
É
um mestre ou avatar
(uma encarnação
de Vishnu). Ressurreição de Jesus: Sua morte não foi
expiatória; Salvação:
Libertação dos
ciclos de reencarnação, e absorção em Brahman alcançadas através da Yoga e
meditação. Ressurreição
de Jesus: —;
Escrituras: Vedas, Upanishads, Bhagavad Gita.
Nome
do grupo: Budismo
Fundador: Buda (Siddartha Gautama em 525 a .C.). Mensagem:
O
alvo
da vida é o
Nirvana para escapar do sofrimento; Igreja: - Deus:
Não
existe. Buda é considerado por
alguns como uma
consciência universal iluminada; Jesus: —; Salvação:
O
Nirvana (inexistência) que
pode ser
alcançado seguindo-se o Caminho das Oito Vias; Ressurreição
de Jesus: —;
Escrituras: A
Tripitaka (Três
Cestos), que têm mais de100 volumes.
Nome
do grupo: Islamismo
Fundador: Maomé (610 d.C.). Mensagem:
Só
Allah é Deus e Maomé o
seu profeta; Igreja:
—;
Deus: Alá, um juiz severo. Não é descrito como amoroso; é
um dentre mais de
124 mil profetas
enviados por Deus a várias culturas. Jesus: Não é Deus, não
foi crucificado, voltará
para viver e
morrer; Salvação: O equilíbrio
entre as boas e más obras determina o destino eterno no
paraíso ou no
inferno; Ressurreição de Jesus: Não ressuscitou,
porque não morreu. Escrituras: Corão
e Hadith. A
Bíblia é aceita, mas considerada corrompida.
Nome
do grupo: Judaísmo
Fundador: Deus (o Eterno), através de Abraão, formou o povo
escolhido;
Mensagem:
O
Eterno é o único Deus; Igreja: —; Deus:
O
Eterno, chamado de Jeová ou Iavé; Jesus:
Simples judeu Salvação:
Obediência
à Lei e aos Mandamentos; Ressurreição de Jesus: Negam;
Escrituras:
Tanach
(o Velho Testamento), dividido em Lei, Profetas e Escritos (para uns e apenas a
Torah, a Lei,
para outros e para ainda outros o Talmude, sendo que existem dois, o palestino
e o
babilônico, sendo
que são compostos de duas partes, sendo uma igual entre eles que recebe o nome
de
Talmude e a outra
distinta que recebe o nome hebraico de “Gemara”, que significa complemento. O
Talmude é o
conjunto de interpretações das Escrituras e das demais leis do povo de Israel,
sejam
escritas ou
transmitidas pela tradição oral, começaram a ser compilados por Esdras e
terminaram com
Judas, um
discípulo de Gamaliel no segundo século da Era Cristã. É aqui que fica
registrado toda
aquela tradição
exigida pelos fariseus quanto ao Sábado, e outra quanto a lavar as mãos antes
das
refeições como
vemos na Palavra.)
Nome
do grupo: Umbanda
Fundador: — Mensagem: Solução de problemas
imediatos com a ajuda
dos espíritos. Igreja:
—;
Deus: Zambi é único, onipotente, irrepresentável, adorado
sob vários nomes
Jesus:
Oxalá
novo. Salvação: Prática de
caridade material e espiritual como meio de evolução cármica;
Ressurreição
de Jesus:
—; Escrituras: Tradição oral.
Nome
do grupo: Candomblé;
Fundador: Primeiro templo erguido na Bahia, na primeira metade
do
século XIX; Mensagem:
Dança
religiosa de origem africana através da qual as pessoas homenageiam
seus orixás; Igreja:
—;
Deus: Olodumarê, criador de todas as coisas, eterno e
todo-poderoso; Jesus:—;
Salvação:
Ao
morrer o candomblecista vai para o Orum ( nove céus sob o comando de Iansã)
Ressurreição
de Jesus:—;
Escrituras: Tradição oral.
Nome
do grupo: Ateísmo;
Fundador: — Mensagem: A evolução é um
fato científico, portanto ética
e moral são
relativas; Igreja: —; Deus:
Não
há Deus ou diabo, uma vez que não podem ser provados
cientificamente; Jesus:
Jesus
foi um mero homem; Salvação: Não há vida após
a morte; Ressurreição
de
Jesus: Não
há ressurreição, pois não existem milagres; Escrituras:
—.
AULA
1 – DOUTRINA (COMPLEMENTO):
1)
TRANSLITERAÇÃO DO HEBRÁICO & ARAMÁICO (LÍNGUA DO ANTIGO TESTAMENTO):
Transliteração é
o mapeamento de um sistema de escrita em outro. Tenta ser sem
perdas, isto é, o
leitor informado
deve poder reconstruir a ortografia original de palavras transliteradas que
desconhece.
Para consegui-lo,
deve definir convenções complexas sobre como transliterar letras que não têm
correspondência
direta na escrita de destino.
O
alfabeto hebraico, também conhecido como Alef-Beit, é o utilizado para a
escrita em
hebraico,
que é uma língua semítica pertencente à família das línguas Afro-Asiáticas,
mais falada
em
Israel.
Também é
utilizado para escrever o iídiche, língua germânica falada pelos judeus da
Europa
Oriental e
Alemanha. Nesse alfabeto, os textos são escritos no sentido anti-horário ou
seja, da direita
para a esquerda.
ALFABETO
HEBRÁICO – USADO NO ANTIGO TESTAMENTO
_
- alef = sem som
_
- bet = b (em palavras c/ v)
_
- gimel = g
_
- dalet = d
_
- he = h
_
- vav = v/w (c/vogal o ou u)
_
- zain = z
_
- chet = h aspirado
- tet = t
- iud = y
_
- caf/khaf = k ou kh [como o j espanhol] (depende da palavra) (no
final de palavra _)
- lamed = l
_
- mem = m (fim de _)
_
- nun = n (fim da palavra _)
_
- samekh = s
_
- ain = nasaliza a vogal
_
- pei/fei = p ou f (depende da palavra) (no final de palavra _)
_
- tzadi = tz (final de _)
_
- kof = k
_
- reish = r
_
- shin/sin = x (ch)/s (varia)
_
- tav = t
O
alfabeto hebraico só utiliza consoantes, sendo que as vogais podem ser
representadas
por
sinais diacríticos, chamados niqqud ou sinais massoréticos.
A
letra "aleph" existe para representar as sílabas em que não há
consoantes, como o E da
palavra
"Elohim"
O
ARAMÁICO:
A língua aramaica,
idioma com alfabeto próprio e com uma história de mais de três mil anos, é o
idioma semítico
usado pelos povos que habitavam o Oriente Médio.
Seu alfabeto, uma
criação espontânea do povo que lá vivia, foi adotado por reis e imperadores
para transcrever
a gerações futuras o modo de administração de seus antigos impérios e também os
rituais usados em
adorações de divindades, se portanto a língua original em que foram escritos os
livros
de Daniel, Esdras
e também uma edição e outra reedição do Talmude que formam as bases das três
religiões
dominantes no mundo.
O
aramaico foi, possivelmente, a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua
materna de
algumas
pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.
Sob o ponto de vista
religioso, alguns pesquisadores teorizam que a palavra arameu venha do
termo
"aram", nome do quinto filho de Sem, o primogênito de Noé (Gênesis
10,21).
2)
TRANSLITERAÇÃO DO GREGO (LÍNGUA DO NOVO TESTAMENTO):
A língua grega
tem mais de três mil anos de história documentada.
Foi usado na
Antigüidade clássica, no início da doutrinação cristã e em muitas regiões do
Império
Romano, seguindo
a expansão da cultura helênica promovida pelas conquistas de Alexandre, o
Grande.
Devido à grande
influência no latim, o grego é origem de muitas palavras e afixos do português
e
de outras línguas
latinas. O alfabeto grego, que teve origem no alfabeto fenício, deu origem ao
alfabeto
latino, utilizado
pela maioria das línguas faladas na Europa. O Novo Testamento foi escrito em
koiné,
lingua franca na
metade oriental do império Romano. O alfabeto
utilizado para escrever a língua grega
teve o seu
desenvolvimento por volta do século IX a.C.. Crê-se que o alfabeto grego deriva
duma
variante do
semítico, introduzido na Grécia por mercadores fenícios. Dado que o alfabeto
semítico não
necessita de
notar as vogais, ao contrário da língua grega e outras da família
indo-europeia, como o
latim e em
consequência o português, os gregos adaptaram alguns símbolos fenícios sem
valor fonético
em grego para
representar as vogais. Este fato pode considerar-se fundamental e tornou
possível a
transcrição
fonética satisfatória das línguas Europeias.
O
grego koiné era
um dialeto do grego utilizada como língua franca na porção
oriental do
Império Romano. Também conhecido como alexandrino, helenístico, comum, ou grego
do
Novo Testamento,
o koiné surge por volta de 300
a .C. e perdurou até 330 d.C., quando deu lugar ao
grego medieval.
Todos os atuais alfabetos europeus derivam quer direta quer indiretamente do
alfabeto
grego. No
entanto, os gregos não inventaram o seu alfabeto; adotaram-no dos semitas.
Isto se evidencia
no fato de que as letras alfabéticas gregas (de cerca do sétimo século AEC)
assemelham-se aos
caracteres hebraicos (de cerca do oitavo século AEC). Seguem também a mesma
ordem geral, com
poucas exceções. Além disso, a pronúncia dos nomes de algumas das letras é bem
similar; por
exemplo: álıfa (alfa, grego) e ’áılef (álefe,
hebraico); béıta (beta, grego) e behth (bete,
hebraico); délıta (delta, grego)
e dáıleth
(dálete, hebraico); e muitas outras.
O coiné tem 24
letras. Ao adaptarem o alfabeto semítico à língua grega, os gregos fizeram um
valioso acréscimo
a ele, por tomarem as letras excedentes, para as quais não tinham consoantes
correspondentes
(’áılef,
he’, hhehth, _áıyin, waw e yohdh)
e as usaram para representar os sons
vocálicos a, e
(breve), e (longo), o, y e i.
ALFABETO
GREGO KOINÉ (USADO NO NOVO TESTAMENTO):
Al-fa
= alfa a
Bé-ta
= beta b
Gám-ma
= gama g, duro, como em guerra
Del-ta = delta
d
É-psi-lon =
epsilo e, breve, como em etapa
Zé-ta = dzeta z
É-ta
= eta e, longo, como em peso
Thé-ta
= teta th, como think em inglês
I ió-ta = iota
i
Káp-pa
= capa k
Lám-bda =
lambda l
! μ My
= mu m
# Ny
= nu n
$ % Xi
= csi x, pronunciado cs
& _ Ó-mi-kron
= ômicron o, breve; modelo
' ( Pi
= pi p
) * Rho
= rô r
+ _,
,3
Síg-ma = sigma s
- . Tau
= tau t
/ 0 Ý-psi-lon
= ípsilon y ou u, (u francês)
1 2 Fi
= fi f, o ph latino
3 4 Khi
= ki, qui k, pronunciado aspirado kh
5 6 Psi
= psi ps, como em lapso
7
ω O-mé-ga = ômega o, longo, como povo
Comentários
Postar um comentário