Você sabia que a Lua esta se afastando da Terra?
Nós e a lua tivemos uma boa caminhada juntos. Pode-se dizer até que viemos do mesmo bairro. Há muito tempo, Theia, um objeto do tamanho de Marte, colidiu com a Terra e a lua foi formada a partir dos restos da colisão. Ou seja, nós crescemos juntos (se essa teoria for de fato a verdadeira para o surgimento do nosso satélite natural).
De fato, 620 milhões de anos atrás, um dia passou a ter 21 horas de duração. Agora, os dias se arrastam por 24 horas e estão ficando mais longos, e a lua já está a uma distância média de nós de 384.400 quilômetros. É quase longe demais.
Atualmente, a lua está se afastando de nós por 1 a 2 centímetros por ano. Não há apenas um efeito emocional por ver a nossa amiga de longa data nos deixando: há uma mudança física real acontecendo. Nossos dias estão ficando 1/500 de um segundo mais longos a cada século.
Será que a lua encontrou alguém novo? Alguém mais atraente? Será que é por causa de Vênus, o planeta mais quente em todo o sistema solar?
Na verdade, essa é apenas uma progressão natural. É a gravidade e as forças de maré.
E não, isso não é uma metáfora. A Terra e a lua puxam uma a outra com as suas gravidades. Suas formas são distorcidas e a atração desta força das marés cria uma saliência. A Terra tem uma saliência virada para a lua, e a lua tem uma saliência mais significativa em direção à Terra.
Nesta desaceleração da rotação, energia é perdida pela Terra. Esta energia é transferida para a lua, que está se acelerando, e quanto mais rápido algo orbita, mais e mais longe fica do objeto que está orbitando.
No entanto, nossa relação ainda vai demorar um pouco para se desmanchar. 50 bilhões de anos a partir de agora, 45 bilhões de anos após o sol se cansar de nossas travessuras e se tornar uma gigante vermelha, quando os dias terão 45 horas de duração, a lua vai chegar à conclusão que nada mais está como antes e vai se mudar para seu novo apartamento, pronta para começar sua nova vida. Até lá, nós ainda teremos bons momentos juntos com nossa velha companheira.
Comentários
Postar um comentário